Mamis.


Em outubro de 1992, eu tinha 14, meu irmao 16. Estava na oitava série. Minha mãe e eu, mais alguns membros da familia fomos viajar no feriado pra visitar alguns primos do interior. Na volta, aconteceu um acidente de carro e ela foi a única a falecer. Foi rápido como ela gostaria que fosse. Ela tinha 43.Minha mãe quase nao viajava. Era do lar, gostava de costurar, de cozinhar. De plantar vários tipos de comestíveis no jardim... mandioca, milho, inhame, jabuticaba, aspargos, gengibre, cheiro verde, acerola. Ela fazia de um tudo, tricot, crochet, bordado, pintura em camisetas (esta que ela esta usando na foto) e panos de prato, vários tipos de comida, cozinhava muito bem, principalmente as japonesas. E costurava pra fora. Acho que só não me lembro de tê-la visto desenhar... e tbm ajudava meu pai qdo iam construir alguma coisa.. levantar muros, carregar tijolos, carpir um terreno.. ela era bem humorada, ao mesmo tempo brava... desde que me lembro, eu e meu irmao ajudávamos a fazer pastel em casa.. do recheio à massa... passar mil vezes pelo cilindro, amassar as bordinhas com garfo... levava o dia todo... comecei a me interessar por cozinhar mais aos 10 anos. Logo ela comecou a aprender outros tricôs e eu fiquei com a cozinha... maior chato.. depois de um tempo já nao era mais legal mas ela nao queria mais fazer as comidas do dia a dia... tadinho do meu pai que comia cada coisa... as vezes vários dias seguidos de batata cozida com arroz.. tudo super salgado! haha meu repertório era bem limitado! eu sabia cozinhar batatas com tomates e couve com alho. haha ainda bem que o arroz depois de um tempo começamos a fazer na panela elétrica. Ela adorava vermelho, nao curtia amarelo. Se maquiava pouco mas sempre saia de baton rosinha e gostava bastante de café.
Neste final de semana fez 21 anos que ela morreu... 4 que meu pai tbm se foi. saudades eternas..

Comentários

Anônimo disse…
poxa Shizue, que jeito tão bonito de contar a sua história. Até chorei.

Um beijo,

Jussara
emy disse…
tb chorei, shizue... tento me acostumar, desde a adolescência (acho), à ideia de que meus pais vão partir (provavelmente) antes de mim, mas por mais que eu trabalhe a ideia dentro de mim, ela ainda me dá um medo do tamanho do mundo. Vou ter boas memórias - das pequenas coisas, principalmente, como vc tem da sua mãe. bjs
Fabi disse…
Fabi:Suas palavras são fortes e suaves ao mesmo tempo. Que emoção! Beijão!
fabiana shizue disse…
é.. tenho que confessar que é um vazio eterno tbm.. nao ter mais nenhum dos dois por perto... mas é a vida ne.. obrigada pelas mensagens meninas! bjao! :)
Dani Horikawa disse…
Lindo texto Shiz!! Quanto amor!!
Deu uma vontade de te dar um abraco....! muitos bjs
Rezinha disse…
Nossa. Shizue. Não fazia idéia da sua história de vida. Me emocionei... Como sua mãe foi batalhadora! E vocês também são guerreiros de viver sem ela. Deve ter sido muito difícil pra você ter que fazer o papel da "mãe" da família... não consigo nem imaginar se fosse comigo...
Mas agora já sei porque você é tão talentosa e dedicada com tudo que você faz. Você merece tudo de bom nesta vida e muito sucesso!
Um beijo!
Luciana Saito disse…
A gente entra no site pra ver receita de berinjela e encontra um texto desse?!

Sabe que, como mãe, tudo o que quero é ver meu filho preparado pra enfrentar, feliz, com coragem e esperança, as durezas da vida? Seus pais partiram cedo e olha a filha que deixaram... A falta deve ser imensa, mas eles são pais de muito, muito sucesso!