Pãozinho integral

Adoro fazer pão.. mas tenho que confessar que tenho muuuuita preguiça dessas partes de esperar a massa crescer, e depois mais um pouco... e depois assar... tipo, leva uma tarde toda...rss. Mas esta semana me animei, já que nunca gosto de nenhum pão integral da padaria ou supermercado, e segunda feira o Ti chega tarde e não traz pao pro lanchinho dele. Ficou bem bom, o pãozinho quase queimou porque esqueci de ligar o timer.. mas ficou crocante  por fora, macio por dentro!
Peguei esta receitinha no blog no Calor do fogão, la tem várias receitinhas bem legais e as fotos são bem apetitosas!
ah, eu tbm só fiz 1/3 da receita!

Ingredientes para 1 receita (eu só fiz 1/3):
3 xícaras de água morna
1 xícara de óleo
3 ovos
1 colher (sopa) de sal
1 xícara de açúcar mascavo
1 xícara de farelo de trigo
1 xícara de gérmen de trigo
2 xícaras de farinha de trigo integral
2 xícaras de aveia em flocos
2 colheres (chá) de fermento biológico seco instantâneo
cerca de 1 kg de farinha de trigo comum

Modo de preparo:
Em uma tigela grande, despeje o óleo, os ovos, o sal e o açúcar mascavo, misturando bem com uma colher de pau. Em seguida, acrescente o farelo de trigo, o gérmen de trigo e a água morna e misture mais. Por fim, junte o fermento, a farinha de trigo integral e a aveia e mexa novamente. Feito isso, vá acrescentando a farinha de trigo comum aos poucos, até que a massa fique dura demais para se mexer com uma colher.

Transfira então a massa para a sua superfície de trabalho levemente enfarinhada e sove-a por cerca de 10 minutos. Forme uma bola com ela, disponha em uma tigela levemente untada, cubra com filme plástico e deixe crescer até que ela dobre de volume.

Terminada essa etapa, murche a massa com os punhos e modele-a como preferir - eu modelei 15 bolinhas de 60g, pincelei-as com água e grudei um pouquinho de trigo partido. Disponha em assadeiras untadas (além de untar, eu polvilhei fubá) e deixe crescer novamente até dobrar de volume.

Asse em forno médio pré-aquecido por 30 minutos. Mas levei ao forno a 220ºC por 10 minutos e depois reduzi para 180ºC, por cerca de 15 a 20 minutos, até ficarem douradinhos).




Comentários